Apresentação

EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish

area_headder

Cidade Europeia do Desporto (CED) é um título atribuído pela Associação das Capitais Europeias do Desporto (ACES Europe), a cidades com um número de habitantes entre os 25.000 e os 499.999 habitantes.
A atribuição do título Cidade Europeia do Desporto resulta de uma apreciação de candidaturas por parte da ACES Europe, que posteriormente faz deslocar a cada uma das cidades proponentes, uma equipa de avaliação para analisar as instalações desportivas e os respectivos programas.
Esta distinção visa reconhecer as administrações públicas locais europeias que se destacam pela qualidade e empenho das suas intervenções no desenvolvimento do desporto e tem como objectivo promover na Europa as boas práticas neste sector.

receber_bandeira
O estatuto de Loulé 2015 Cidade Europeia do Desporto foi formalizado no Parlamento Europeu, em Bruxelas, no passado dia 19 de Novembro. Gian Francesco Lupattelli, presidente da Associação das Capitais Europeias do Desporto (ACES Europe), entregou à comitiva da Cidade, em cerimónia pública, a bandeira oficial do evento que arranca a 31 de Janeiro.
Fomentar o desporto para todos, estimular a produção de conhecimento, a qualificação e formação profissional, promover uma cultura de saúde e de exercício físico, ao mesmo tempo que acontece uma integração harmoniosa da sociedade, são os principais objectivos.
O forte envolvimento da comunidade, a realização de actividades e eventos desportivos, bem como a disponibilização de espaços e equipamentos para acolhimento de provas internacionais, assumem-se como o trampolim para a criação de um património memorável naquela que é a terceira cidade portuguesa a alcançar este estatuto.
A par disso, será igualmente uma nova forma de promover o destino, fortalecendo a sua projecção nacional e internacional.

 Loulé  CED  – PT

download_pdf_button

Loulé  CED – Ing

download_pdf_button