_
O que são os Jogos de Quelfes?
Os Jogos de Quelfes são um movimento que se dedica à promoção da dimensão humanista do Olimpismo. Este movimento é superintendido pelo Comité Internacional Jogos de Quelfes (International Quelfes Games Committee) que desenvolve o seu trabalho em Portugal através da Associação Jogos de Quelfes Portugal, colaborando com a Academia Olímpica e o Comité Olímpico de Portugal, entre outros, em iniciativas várias.
O que são os Jogos de Quelfes “Evento”?
Os Jogos de Quelfes “Evento” são uma organização levada a cabo por uma Comissão Organizadora própria com os objetivos de:
– Constituir um ponto de encontro e convívio, através da cultura e do desporto, para as escolas do 1.º Ciclo.
– Promover a dimensão humanista do Olimpismo.
– Promover um desporto inclusivo, capaz de gerar nos seus praticantes um estado de espírito conducente ao desejo de aprimoramento nas diversas áreas do desenvolvimento humano.
– Celebrar as origens do movimento Jogos de Quelfes.
Os Jogos de Quelfes “Evento” celebraram-se pela primeira vez no concelho de Olhão, em 2010, com a participação de todas as escolas do 1.º Ciclo.
O que é o Olimpismo na sua dimensão humanista?
O Olimpismo foi criado por Pierre de Coubertin, inspirado pelo exemplo civilizacional da Pólis grega, do alto ideal cavaleiresco, das ideias da Idade das Luzes e do modelo de aprendizagem pelo desporto proposto pelos educadores anglo-saxónicos. A partir daí, o educador francês propôs-se estabelecer uma doutrina pedagógica orientada para o desenvolvimento pessoal e social do Homem, onde o desporto adquire um sentido particular enquanto correia de transmissão de valores e ativador de um especial estado de espírito, capaz de conduzir à vitória sobre a adversidade e ao progresso da espécie humana, num contexto de respeito e promoção do próximo, ligado à construção de uma sociedade pacífica e universal, preocupada com a dignidade humana, a proteção do ambiente e a integração da diferença.
Quem organiza os Jogos de Quelfes?
Fazem parte da Comissão Geral Organizadora dos VI Jogos de Quelfes, entre outras entidades:
– Municípios de Faro, Loulé, Olhão, S. Brás de Alportel e Tavira
– Academia Olímpica de Portugal
– Comité Paralímpico de Portugal
– Delegação Regional de Educação (DREALG)
– Desporto Escolar
– Instituto Português do Desporto e da Juventude
– Associações de Andebol, Atletismo, Basquetebol, Esgrima e Natação do Algarve
– Associação Jogos de Quelfes Portugal
As provas propriamente ditas são desenvolvidas por uma comissão setorial, que agrupa o município organizador e a associação da respetiva modalidade.
De que modo é possível participar nos Jogos de Quelfes?
Os Jogos de Quelfes são direcionados, principalmente, aos alunos dos 3.ª e 4.ªs anos de escolaridade (o que não significa que não possam participar alunos do 2.º ou 1.º ano, nomeadamente quando se trate de escolas de população escolar mais reduzida, atendendo a composição de equipa nos desportos coletivos).
Modalidades Coletivas – Andebol, Basquetebol e Futebol – Em todos os concelhos existirão, torneios de qualificação, onde participarão as escolas inscritas, apurando-se as melhores classificadas de acordo com a quota definida para cada concelho.
Modalidades Individuais – Atletismo, Natação, Lenço Grego, Desporto Adaptado – Cada comissão setorial fará um apanhado do número de participantes possível para aquele determinado dia de atividade. Esse número, por exemplo 250, é dividido equitativamente por cada concelho (50 cada, segundo o exemplo), que depois fará a respetiva distribuição interna de acordo com as escolas interessadas, dentro de cada agrupamento.
Quando serão realizados os torneios de qualificação?
Os Torneios de Qualificação são organizados, em cada um dos concelhos, pelo respetivo município, estando previsto o seu agendamento (a cargo de cada uma das autarquias) para o período imediatamente a seguir à interrupção do Carnaval.
O que é a estafeta “Chamada para os Jogos”?
A estafeta “Chamada para os Jogos” é uma corrida, com início no dia 6 de Janeiro, que irá percorrer todas as escolas do 1.º Ciclo dos concelhos de Faro, Loulé, Olhão, S. Brás de Alportel e Tavira. Este evento pretende apelar não só à participação nos Jogos mas, sobretudo, a divulgação da dimensão humanista do Olimpismo e a promoção de um desporto segundo modelos inclusivos.
Eventos
Noticia
Depois de 9 dias de intensa atividade desportiva e cultural, chegou ao fim a VI Edição dos Jogos de Quelfes.
Durante este período, os alunos dos concelhos de Faro, Loulé, Olhão, São Brás de Alportel e Tavira, acompanhados ainda por participantes de Albufeira e Silves, tiveram oportunidade de competir em desportos tão diversos como o andebol, o atletismo, o basquetebol, a natação, a esgrima, o lenço grego, o futebol, o boccia ou o ciclismo, naquela que foi também a primeira edição inclusiva, aberta à participação de crianças portadoras de deficiência.
No total, foram cerca de 1500 participantes que puderam experimentar um modelo de prática desportiva assente na vivência daquilo que são os valores do Olimpismo e a abordagem educativa através do desporto, proposta por esta filosofia de vida.
Os Jogos de Quelfes despediram-se por este ano com uma bonita cerimónia de encerramento, levada a cabo pela autarquia de São Brás de Alportel, no pavilhão municipal Dr. José de Sousa Pires, no último dia 19 de Abril.
Vincada ficou ainda a convicção dos concelhos e instituições reunidas na Comissão Geral Organizadora dos Jogos de Quelfes, que conta já com a participação de Vila Real de Santo António e Ayamonte, de levar esta iniciativa a todo o Algarve e à vizinha Andaluzia, atuando segundo um modelo de desenvolvimento desportivo único e muito próprio, na certeza de que a aposta na promoção do Olimpismo constitui um investimento sólido e credível na educação dos mais jovens e no desenvolvimento holístico do próprio Ser Humano.