Apresentação Triatlo Internacional e 1/2 Maratona do Algarve

TRIATLO INTERNACIONAL E MEIA MARATONA DO ALGARVE PROMOVEM TURISMO DE VILAMOURA COM ROSA MOTA E CARLOS LOPES COMO PADRINHOS

No próximo dia 29 de novembro, o Concelho de Loulé, em particular Vilamoura, será o palco de duas provas que aliam a atividade desportiva à promoção de um dos mais importantes polos do turismo europeu. Os eventos foram apresentados esta manhã no Museu do Cerro da Vila, em Vilamoura, com a presença de Hugo Nunes, vice-presidente da Câmara Municipal de Loulé, Lara Ramos, presidente da Associação de Atletismo do Algarve, o representante da Vilamoura World, Scott Bennet, e o presidente da Junta de Freguesia de Quarteira, Telmo Pinto.

Os eventos serão apadrinhados pelos campeões olímpicos portugueses Rosa Mota e Carlos Lopes e pretende-se que, futuramente, integrem os eventos-âncora da região que contribuem para a promoção internacional do Algarve.

A Câmara Municipal de Loulé, em parceria com a Associação de Atletismo do Algarve e Federação de Triatlo de Portugal, lança a primeira iniciativa em 2015, num ano que constitui um marco histórico para o Concelho pelo facto de ser “Cidade Europeia do Desporto 2015”, premiando todo o empenho desportivo de várias gerações em prol do desporto.

A partida do Triatlo está agendada para as 8h00. Trata-se de uma prova internacional, de cariz anual, onde os atletas irão nadar 1,9 Km, percorrer 90 Km de bicicleta relativamente exigentes e correr durante 21 Km com um acumulado de desnível baixo, possibilitando um percurso bastante rápido onde podem ser alcançadas performances de excelência.

A prova de natação terá lugar na praia em frente da Alameda da Praia da Marina, num percurso com duas voltas com uma distância de 1900m. Relativamente ao ciclismo, os participantes irão passar por localidades do barrocal e serra: Vale Judeu, Boliqueime, Parragil, Ribeira de Algibre, Alto Fica, Benafim, Salir e Tôr. Na prova de atletismo, os participantes farão a transição na Alameda da Praia da Marina em direção a Quarteira, passando no “Passeio das Dunas”, Rua da Armação, Largo das Cortes Reais, Avenida Infante de Sagres e Calçadão.

Quanto à Meia Maratona, que arranca às 10h00, constitui-se como uma prova internacional, de cariz anual, com um acumulado de desnível baixo, possibilitando uma prova rápida onde podem ser batidos records nacionais e internacionais da distância (21 Km). Terá também lugar a Mini Maratona (11 Km) e a Marcha (6 Km).

Nesta primeira edição são esperados cerca de duas centenas de atletas de países como Espanha, Holanda, Reino Unido, Suíça ou Bélgica mas, nos próximos dois anos, prevê-se que sejam perto de mil os participantes.

Promoção turística

O Algarve, um dos melhores, mais seguros e mais procurados destinos turísticos, por diversas vezes considerado “o melhor destino de praia da Europa” nos “World Travel Awards” recebe a primeira edição destas duas provas. A região em geral e o Concelho de Loulé em particular estão preparados para receber os milhares de participantes de todo o mundo, disponibilizando as condições necessárias para poderem usufruir ao máximo da beleza ímpar do local e da sua gastronomia sem igual.

Cenário de eleição visto se tratar de uma das atrações turísticas mais visitadas, Vilamoura destaca-se a nível internacional não só pelas suas belas praias de águas quentes e areia branca, mas também pelos seus ambientes naturais, pelos campos de golfe de excelência e pela sua Marina de “5 âncoras” – pontuação máxima atribuída pelo TYHA, The Yacht Harbour Association, com o apoio da British Marine Federation. Em 2015, a Marina de Vilamoura foi considerada a melhor entre as melhores da Europa – “Melhor Marina Internacional”.

Nadar junto à costa marítima de Vilamoura, andar de bicicleta atingindo a perfeita união entre litoral e interior da região com paisagens de tirar o fôlego e correr à beira mar, palmilhando metro após metro um local único, usufruindo de tudo o que de melhor o Algarve tem para oferecer, é o que a organização propõe aos participantes.

Programa do evento

28 de Novembro
9h00 – Abertura do secretariado;
• Montagem da feira de equipamentos desportivos;
18h00 – encerramento do secretariado;
19h00 – Pasta Party (atletas de Triatlo);

Dia 29 de Novembro
06h00 – Abertura do Parque de transição;
08h00 – Partida do Triatlo;
10h00 – Partida da Meia, Mini e Marcha;
12h00 – Entrega de prémio da Meia Maratona;
13h00 – Entrega de prémios do triatlo;
16h30 – Entrega de prémios triatlo aos grupo de idade;

Zona de secretariado – Hotel Tivoli Marina de Vilamoura “Puro Beach”.
Zona de entrega de prémios – Hotel Tivoli Marina de Vilamoura “Puro Beach”.
Zona de Exposição – Hotel Tivoli Marina de Vilamoura “Puro Beach”.
Zona de recuperação do atleta – Hotel Tivoli Marina de Vilamoura “Puro Beach”.
Zona de partida – Alameda da Marina (entre hotel Tivoli e Vila Galé Ampalius)

Mais informações e inscrições aqui