IIIª Edição Liderar no Desporto

EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish

_

Formação reconhecida pelo – Instituto Português do Desporto e Juventude

N.º de Unidades de Crédito atribuídas: 2.0

Formação para Técnicos de Exercício e Diretores

Após o sucesso alcançado nas primeiras edições da ação de Formação Liderar no Desporto, surge a IIIª Edição do referido evento, com o propósito de uma vez mais abordar a temática da Liderança em contexto desportivo. Consubstanciado nos alicerces das primeiras edições, num novo formato, volta-se a preconizar o contributo de especialistas nacionais e internacionais em psicologia do Desporto, de reconhecida experiencia na exploração de processos de Liderança, bem como, o contributo de Lideres Desportivos de referência nas suas modalidades, os quais, são considerados casos práticos de sucesso.

O evento Liderar no Desporto caracteriza-se por ser pioneiro, não se vislumbrando em Portugal eventos específicos desta temática em contexto desportivo, com a profundidade com que a mesma é abordada e debatida nesta proposta. Tendo em conta que o tema suscita muito interesse científico, e é pertinente em termos de intervenção prática no terreno, a reflexão e estudo possibilita um amplo leque de abordagens, sendo a resposta obtida sobre esta matéria, plural, criativa e inovadora, requerendo um constante estudo sobre a mesma.

Assim, no contexto desportivo atual, caracterizado pela procura de obtenção de rendimento, visando o concretizar de objetivos de grau de exigência elevado, o processo de Liderança adquire um relevo e impacto único.

O processo de Liderança, levado a cabo pelo corpo técnico, constitui a “ponte” para a otimização do rendimento do atleta. É através das acções/comportamentos do Treinador, que este efetiva a sua visão e direcciona o atleta/equipa no sentido de atingir os objetivos pretendidos.

Um processo de Liderança ajustado e adequado, resultará numa vantagem emergente, ou por outro lado, poderá originar o defraudar de expectativas dos vários agentes envolvidos no contexto desportivo.

A Liderança constitui assim, o caminho privilegiado para o atleta, para potenciar as suas capacidades e em última análise, o seu rendimento.

Estão assim lançadas as bases para uma exploração da temática em questão, quer dum ponto de vista científico, quer experiencial. Relativamente ao leque de preletores que compõem o elenco da IIIª Edição, privilegia-se a continuidade (Professor Doutor Pedro Almeida, Professor Doutor Alejandro Garcia-Más, Professor Tomaz Morais e Professor José Machado) e introdução de novos preletores, como é o caso do Prof. Doutor José Maria Buceta, com experiência de campo no Real Madrid F.C., os Selecionadores Nacionais de Ténis e Golfe, Nuno Marques e Nuno Campino, respectivamente.

 

ORGANIZAÇÃO

A presente ação de Formação é uma Organização da Divisão de Desporto e Saúde da Câmara Municipal de Loulé.

Organização

Gonçalo Castanho: Coordenador

 

COORDENAÇÃO CIENTIFICA

A coordenação Cientifica é da responsabilidade da Divisão de Desporto e Saúde da Câmara Municipal de Loulé.

 

Comissão Cientifica

Mestre Gonçalo Castanho: Coordenador

Professor Doutor Pedro Almeida

Professor Doutor Alejandro Garcia-Más

Professor Doutor José Maria Buceta

 

DESTINATÁRIOS

A presente ação de formação destina-se a Treinadores desportivos que colaborem em Clubes ou Associações Desportivas na região do Algarve.

 

PROGRAMA FORMATIVO

Compreensão do papel do treinador enquanto líder, e seu impacto no desempenho da equipa/atleta.

  • Actualização de conhecimentos sobre modelos e práticas emergentes de liderança sobre atletas e equipas.
  • Promoção de consciência sobre as competências de liderança dos intervenientes, e da possibilidade de melhoria das mesmas.
  • Compreensão da importância da Auto-Regulação do Treinador do ponto de vista Psicológico e Emocional. O Treinador enquanto Atleta.
  • Desenvolvimento de Equipas de rendimento, a partir do Treinador.
  • O Treinador/Líder e o desenvolvimento de competências psicológicas nos seus atletas.
  • Exploração de casos e modelos pessoais de Liderança em diferentes contextos desportivos

 

ESTRUTURA DA ACÇÃO

Serão realizadas 3 ciclos de Palestras que decorrem em 3 dias. A acção decorre em Novembro. As sessões decorrem no Centro Autárquico de Quarteira.

 

 Calendarização da Formação 
DATA HORÁRIO TEMA PRELETOR LOCAL
19 de Novembro 14.30 às 21.00 Importância, Impacto eAuto-regulação do treinador José Maria Buceta (UNED) Centro Autárquico de Quarteira
Desenvolvimento de Equipas em Contexto de Desempenho Pedro Almeida (ISPA/SLB)
Gestão de Factores Psicológicos em Atletas e Equipas Alejandro Garcia-Más (UIB)
27 de Novembro 19.00 às 22.00 Modelo pessoal de Liderança no Ténis Nuno Marques(F.P. Ténis)
Modelo pessoal de Liderança no Rugby Tomaz Morais (Lusófona)
3 de Dezembro 19.00 às 22.00 Modelo pessoal de Liderança no Golfe Nuno Campino(F.P. Golfe)
Modelo pessoal de Liderança na Natação José Machado(F.P. Natação)

 

PROCESSO DE INSCRIÇÕES

Para proceder ao processo de Inscrição basta enviar um e-mail para gidesportiva@cm-loule.pt com o nome Completo, mencionando os dias para os quais se inscreve.