Formação para Dirigentes Desportivos

_

A formação proposta tem como objectivo, contribuir para a formação dos dirigentes desportivos do concelho de Loulé, num projecto pioneiro de cariz inovador concretizado pela Autarquia de Loulé.

Se tivermos em consideração que a oferta formativa para Dirigentes Desportivos é ainda deficitária em Portugal, conjugando o mesmo, com a importância que o papel de Dirigente Desportivo detém no funcionamento dos clubes, ocupando o lugar mais alto na hierarquia das organizações desportivas, leva-nos a crer que esta proposta, reveste-se de uma importância e substância diferenciadora, podendo ser uma mais valia para a prática desportiva desenvolvida no Concelho de Loulé. Esta iniciativa poderá, inclusive, servir de modelo para o fomento da qualidade e da promoção adequada do fenómeno desportivo na região do Algarve.

Os tempos actuais requerem uma aproximação entre o poder local e o fenómeno desportivo que vá para além dos programas de desenvolvimento desportivo, que comportam grosso modo, contratos programa com clubes. O papel de promotor de melhores práticas servindo a comunidade e os clubes na aquisição de mais e melhor conhecimento, é um dos deveres das autarquias.

Promover o rigor e a competência dos dirigentes desportivos nas suas práticas, é cuidar de toda uma organização desportiva, uma vez que o papel do dirigente se repercute no desempenho de todos os elementos envolvidos no fenómeno desportivo. O Dirigente Desportivo detêm responsabilidades na gestão financeira da sua organização, na planificação, na liderança e visão que promove, na eleição e escolha dos melhores recursos humanos, na aquisição de material, na gestão e manutenção das infra-estruturas, na transmissão dos valores e história de um clube, ou na relação com agentes externos, como patrocinadores, fornecedores ou encarregados de educação.

O Dirigente Desportivo tem um papel decisivo na interligação entre o passado, o presente e o futuro de uma organização no dia-a-dia, tomando decisões que marcam a história individual de cada um dos envolvidos no processo desportivo de um clube. Para além disso, o papel de Dirigente Desportivo, está sujeito ao escrutínio social, acarretando essa responsabilidade adicional perante o tecido social. Mostrar-se credível e capaz de desempenhar as suas funções é pois um dever que deve ser assumido pelos Dirigentes. Desta forma o edil Louletano considerou pertinente a concetualização de um conjunto de módulos formativos que desse resposta às necessidades dos seus dirigentes desportivos, criando a ação de Formação para Dirigentes Desportivos – Loulé CED 2015.

O processo formativo foi concetualizado em estreita parceria com a Universidade do Algarve e conta com prestigiados preletores nos diferentes domínios que serão abordados. A formação decorrerá entre Outubro e Novembro de 2015, tendo como objectivo promover a reflexão e discussão de conteúdos relacionados com a Gestão de Organizações Desportivas; a Gestão de Eventos Desportivos; o Direito Desportivo; o Marketing e a Comunicação Interna numa Organização Desportiva; os processos de Liderança; a importância da Ética e dos Valores no Desporto; e o Financiamento da Organização Desportiva.