“Conversa com… Manuel Sérgio”

 

A CED 2015 organiza “Conversa com… Manuel Sérgio”. Trata-se de uma iniciativa informal, num ambiente descontraído e divertido, onde a temática abordada será: “Motricidade Humana e Desporto”.

Manuel Sérgio nasceu em Lisboa, a 20 de abril de 1933. É filósofo, professor, educador, ativista e político.

É licenciado em Filosofia, pela Universidade Clássica de Lisboa, e Doutor e Professor Agregado em Motricidade Humana, pela Universidade Técnica de Lisboa. A sua tese de doutoramento, intitulada “Para uma Epistemologia da Motricidade Humana”, defende a existência da ciência da Motricidade Humana, de que a Educação Física é a pré-ciência.

É Provedor da Ética no Desporto. É sócio da Associação Portuguesa de Escritores e autor e coautor de mais de 50 livros e de e centenas de artigos científicos, publicados em revistas nacionais e estrangeiras.

É professor catedrático convidado aposentado da Faculdade de Motricidade Humana da Universidade Técnica de Lisboa. Foi professor catedrático da Universidade Fernando Pessoa e do Instituto Superior da Maia, e ainda da Faculdade de Educação de Física da Universidade Estadual de Campinas.

É sócio fundador da Sociedade Internacional de Motricidade Humana e da Sociedade Portuguesa de Motricidade Humana. Foi presidente da Assembleia Geral do Clube de Futebol “Os Belenenses” e vice-presidente da Direção deste mesmo Clube. Foi também presidente da Assembleia Geral da Associação de Basquetebol de Lisboa e presidente do Conselho Fiscal da Associação de Andebol de Lisboa.

Influenciou referências do desporto nacional como José Mourinho, Jorge Jesus ou Rui Vitória.

Em 14 de fevereiro de 1990 foi condecorado pelo Governo brasileiro com a medalha de Mérito Desportivo e, em 13 de dezembro de 2012, pelas Forças Armadas Brasileiras também com a Medalha de Mérito Desportivo. Em ambos os casos as autoridades brasileiras destacaram o facto de a Ciência da Motricidade Humana muito ter contribuído para o desenvolvimento do desporto e do treino desportivo, no Brasil. Em 21 de junho de 2007 foi galardoado pelo Governo português com a Honra ao Mérito Desportivo, durante uma sessão solene presidida pelo Secretário de Estado da Juventude e do Desporto. Em 21 de junho de 2007, a Presidente da Câmara Municipal de Almada anunciou a atribuição a Manuel Sérgio da Medalha de Ouro desta cidade, que recebeu, em cerimónia pública, no dia 10 de julho do mesmo ano. No dia 14 de setembro de 2007, a Assembleia Legislativa de São Paulo, por proposta do deputado Simão Pedro, líder parlamentar do Partido dos Trabalhadores, homenageou Manuel Sérgio, pela criação da Ciência da Motricidade Humana.

Data:

24 de julho

 Local:

Praça do Mar em Quarteira

 Hora:

21h00

 Informação Adicional:

Entrada livre e limitada à lotação do local onde decorre a iniciativa.

Paralelamente irá decorrer uma exposição de livros da Editora Prime Books, a maior editora de língua portuguesa de livros relacionados com o fenómeno desportivo.

Reportagem do evento